quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

À Conversa com Eugénio Lisboa

No dia 17 de fevereiro pelas 15:00 horas, Eugénio Lisboa vem conversar com os leitores da MAIOR a propósito do seu mais recente livro "Ler Régio".



Eugénio Lisboa (Lourenço Marques, 25 de Maio de 1930 —) é um ensaísta e crítico literário português.
Licenciou-se em 1953 em Engenharia Eletrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico. A sua atividade profissional dividiu-se entre o ramo petrolífero e a docência, que exerceu nas Universidades de Lourenço Marques, Pretória (1974-75) e Estocolmo (1977-78), onde regeu cursos de Literatura Portuguesa. Na Suécia foi também o coordenador do ensino da língua portuguesa. Diplomata, exerceu, durante dezassete anos consecutivos (1978-95), o cargo de conselheiro cultural junto da Embaixada de Portugal em Londres e presidiu à Comissão Nacional da UNESCO de 1996 a 98.
Crítico e ensaísta, dedicou exigente atenção à obra de José Régio. Ainda em Moçambique, co-dirigiu com Rui Knopfli cadernos literários de jornais desafectos ao regime, como A Tribuna e A Voz de Moçambique. Colaborou em numerosas revistas e jornais moçambicanos - Diário de Moçambique, Notícias da Beira, Objectiva, Paralelo 20 - e portugueses - Jornal de Letras, A Capital, Diário Popular, O Tempo e o Modo, Colóquio-Letras, Nova Renascença, Oceanos, Ler, entre outras. É professor da Universidade de Aveiro.
É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nottingham, do Reino Unido (1988). Foi distinguido com o grau Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

(adaptado)

A Crítica Literária em Eugénio Lisboa (PNETLiteratura) >>
Sobre José Régio >>

Sem comentários:

Enviar um comentário