segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

"No time for dreaming"

No time for dreaming” é o álbum de estreia de um músico que teve esse sonho aos catorze anos, quando viu actuar , “padrinho” da música soul. Um sonho cuja concretização demorou quase meio século.
Enquanto sonhava com a música, Charles Bradley foi cozinheiro, carpinteiro, engraxador. Trabalhou em muitas cidades, de Nova Iorque ao Alasca. Teve uma vida difícil, da qual dá conta neste primeiro trabalho.
Para conhecer uma história de vida e um género musical... ler, finalmente [actualização de 8Fev2011],  no ípsilon online >> artigo de Mário Lopes.

Pop - Monumento Soul, crítica  de Mário Lopes (ípsilon)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Actualidade - Google Art Project

Transferindo a experiência Street View para o interior de alguns dos maiores museus do mundo, a Google apresentou, hoje, o Art Project, que permite a qualquer utilizador descobrir e visualizar virtualmente mais de mil obras em alta resolução. >>
A iniciativa nasceu de uma parceria com dezassete dos museus de arte mais importantes de todo mundo, entre eles a Galeria dos Ofícios em Florença, o Nacional Gallery de Londres, o MoMA de Nova Iorque, o Hermitage de São Petersburgo, o Museu Van Gogh em Amesterdão ou o Centro de Arte Reina Sofia (Madrid)... Cada um destes museus escolheu um conjunto de obras representativas (umas mais, outras menos), da sua colecção para apresentar em alta resolução, e uma  para ser fotografada em super alta resolução, permitindo a apreciação da obra a nível microscópico.
O leque de possibilidades é imenso. Pode-se fazer uma visita virtual aos museus, percorrendo corredores e salas; pode-se observar obras específicas a partir das listas fornecidas; pode-se seleccionar e comentar um conjunto de obras e partilhar "a visita" ou selecção...


Apesar do inegável mérito da iniciativa, já lhe foram apontadas algumas limitações: faltam museus importantes nesta lista de dezassete (Prado, Madrid; Louvre e Orsay, Paris; Vaticano, Roma, por exemplo); a visita virtual a cada museu é limitada pela pré-selecção das obras a observar mais detidamente, por exemplo, no Centro de Arte Reina Sofia, a obra mais emblemática não é disponibilizada. De qualquer modo, não terá sido intenção da Google substituir a experiência única de estar pessoalmente  perante a obra de arte...
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