quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prémio Nobel da Literatura 2011 foi atribuído a Tomas Tranströmer, poeta sueco


"O sueco Tomas Tranströmer, 80 anos, autor de "Den stora gatan" (O Grande Enigma, 2004) foi distinguido hoje com o prémio Nobel da Literatura. O galardão foi anunciado hoje em Estocolmo às 12h (horário de Lisboa). O prémio tem o valor monetário de dez milhões de coroas suecas, cerca de 1,1 milhões de euros.
O prémio Nobel da Literatura 2011 é representante da poesia lírica, que não era premiada pela academia sueca desde 1996, ano em que foi eleita a poetisa polaca Wislawa Szymborska. A Academia sueca anunciou que Tranströmer merceu o galardão "porque, através das suas imagens condensadas e translúcidas, dá-nos um acesso fresco à realidade". Além da sua obra poética, tem-se destacado como tradutor."

Ler mais: Expresso

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Implantação da República

A celebração do centenário da república produziu um significativo volume de informação sobre o tema - exposições e respetivos catálogos, sites, livros, conferências...
Na internet podemos encontrar ainda alguma dessa informação (infelizmente já encontrámos algumas páginas completamente desconfiguradas) a partir do portal do centenário (para aceder às ligações que apresentamos sugerimos que utilize a botão direito do rato, para manter esta página do blogue aberta e poder navegar mais facilmente entre as páginas sugeridas).
Sem ligação com o centenário, sugerimos ainda as seguintes ligações:

sábado, 1 de outubro de 2011

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Outubro é o mês dedicado às Bibliotecas Escolares. Desde 2008, por proposta da International Association of School Librarianship, celebra-se o mês das bibliotecas escolares e o seu contributo para a melhoria das aprendizagens dos alunos.


O lema deste ano é:

"School libraries empower students for life"

Apresenta uma proposta de tradução para Português e ganha um prémio.
Regista nos Comentários a tua tradução + nome + turma + número.