sexta-feira, 6 de abril de 2012

Páscoa

O termo Páscoa deriva do aramaico Pasha, que em hebraico se diz pesach, com um significado discutível: pode ser "saltar", originalmente em referência a uma dança ritual; mas também a passagem do sol pelo seu ponto mais alto numa determinada constelação. No livro do Êxodo, no Antigo Testamento (Ex. 12,26-32) o termo refere-se à noite em que Javé matou os primogénitos do Egito e poupou ("saltou") as casas de Hebreus, cujas ombreiras e dintel das portas estavam pintadas com o sangue do cordeiro pascal. No entanto, para o Judaísmo a Páscoa, sua principal festa, comemora a libertação dos hebreus no Egito através da passagem do Mar Vermelho, conduzidos por Moisés (Ex. 12, 1-13). (…)
A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus no domingo após o dia 14 de Nisan, data da Páscoa judaica: é pois a memória do sacrifício de Jesus na Cruz, uma nova vítima pascal e da sua vitória sobre a morte pela ressurreição. Simbolicamente, Cristo, apresentado como o cordeiro de Deus, representa a nova Páscoa, e é o pão novo, que ourifica pelo seu sangue. Jesus, que era judeu, concilia assim as duas tradições judaicas do Antigo Testamento na sua pessoa, eixo central do Novo Testamento. Como a Paixão e morte de Jesus coincidiram com a Páscoa judaica, vários costumes e símbolos foram incorporados às tradições cristãs. (…)

Páscoa. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-04-06].

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Abril, águas mil?

Os sítios de informação metereológica internacionais estão a precisar de reforçar os seus quadros de tradutores. Aceitam-se sugestões, nos comentários, para corrigir/completar as traduções apresentadas.

.
Fonte: The Channel Weather
Fonte: CNN Weather Forecasts


.