sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Bandeira republicana

A implantação da República a 5 de outubro de 1910 implicou a adoção de novos símbolos nacionais, entre os quais uma nova bandeira nacional. O governo republicano solicitou, a um grupo de intelectuais e republicanos, um projeto para a nova bandeira. A proposta apresentada por esse grupo (que integrava o pintor Columbano Bordalo Pinheiro, o jornalista João Chagas, o escritor Abel Acácio de Almeida Botelho, o capitão de artilharia José Afonso Pala e o primeiro-tenente da Marinha António Ladislau Parreira) sofreu algumas alterações, acabando por ser aprovada pelo Governo a 29 de novembro de 1910 e homologada pela Assembleia Constituinte a 11 de junho de 1911. A adoção da nova bandeira suscitou uma vasta polémica, tendo sido feitas propostas muito variadas, publicitadas pela imprensa da época e amplamente discutidas. Faziam-se sentir duas tendências: por um lado, a manutenção de cores e símbolos utilizados durante a monarquia, por outro a adoção das cores associadas ao movimento republicano e novos símbolos. . ..

terça-feira, 2 de outubro de 2012

"Linhas de Wellington"

Cartaz do filme, clique para ver o trailer oficial

O filme Linhas de Wellington, realizado por Valeria Sarmiento, com produção de Paulo Branco, estreia em Portugal na próxima quinta feira, 4 de outubro. Inicialmente, o filme foi um projeto de Raoul Ruiz, realizador de Mistérios de Lisboa (2010), que faleceu antes de começar as gravações. Estas iniciaram-se em novembro de 2011, sob a direção de Valeria Sarmiento, contando com a participação de um elenco prestigiado que assim presta uma homenagem a Raoul Ruiz.

"Em 27 de Setembro de 1810, as tropas francesas comandadas pelo marechal Massena, são derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército anglo-português do general Wellington. Apesar da vitória, portugueses e ingleses retiram-se a marchas forçadas diante do inimigo, numericamente superior, com o objectivo de o atrair a Torres Vedras, onde Wellington fez construir linhas fortificadas dificilmente transponíveis."   Era a 3ª invasão francesa, a corte portuguesa estava no Brasil e os aliados ingleses procuravam conter mais uma tentativa francesa de dominar a Península Ibérica.
            
» A notícia da ante-estreia ocorrida na terça feira, em Torres Vedras, está disponível no site da RTP.

» Crítica e informação sobre as salas que exibem o filme  em Cinecartaz (clicar em "Sessões" sob o cartaz do filme).

» Para mais informação consultar a página do filme Linhas de Wellington.


.

Biblioteca de Fernando Pessoa disponível online

Toda a biblioteca de Fernando Pessoa está agora disponivel online.

Logótipo da Casa Fernando Pessoa


Os livros da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa estão disponíveis gratuitamente online no site da Casa Fernando Pessoa.
Até agora, só uma visita à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, permitia consultar este acervo, que é riquíssimo.
Com o site, bilíngue (português e inglês) e disponível em http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt, é possível consultar, página a página, os cerca de 1140 volumes da biblioteca, mais as anotações - incluindo poemas - que Fernando Pessoa foi fazendo nas páginas dos livros.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Encontro com João Ricardo Pedro

 Numa agradável e enriquecedora conversa, João Ricardo Pedro contou-nos como começou a escrever, falou-nos do processo de escrita, da criação das personagens e de como um dia recebeu o telefonema a anunciar que era vencedor do maior prémio literário português.
A importância da leitura, a sua experiência como leitor e as vivências do ensino secundário no final dos anos 80 constituiram também motivos de conversa numa hora e meia de partilha onde não faltou o bom humor.
 
Clicar na imagem para ver álbum (28.09.1012)
 
 
Resta-nos agradecer novamente a disponibilidade do escritor e presença de todos quantos participaram. Não podemos deixar de referir a participação empenhada dos alunos do 11º E: a Flávia e o Henrique, que apresentaram o escritor, e a Marta e o Miguel, que o presentearam com a leitura de um excerto do livro. 
Ficou a vontade de ler "O teu rosto será o último" e a curiosidade sobre o romance que virá a caminho.
 
 

ARTICULAR - Visitas guiadas à biblioteca

No âmbito do projeto ARTICULAR - Literacias e Currículo, a biblioteca inicia hoje as visitas guiadas destinadas a todos os alunos do 10º ano. A iniciativa prolongar-se-á até 17 de outubro.
Pretende-se que os alunos se apropriem do espaço e das regras de funcionamento da biblioteca, bem como da organização dos materiais e formas de lhes aceder.
Assim, será trabalhado o Regulamento, a Classificação Decimal Universal e o Catálogo Coletivo online (Rede de Bibliotecas de Viana do Castelo).
São estes os objetivos específicos da atividade:

- compreensão da organização do espaço físico da biblioteca (Classificação Decimal Universal);
- conhecimento dos recursos e serviços disponíveis;
- valorização da biblioteca como centro de recursos comum e ambiente informativo de aprendizagem;
- criação de atitudes e hábitos positivos face à leitura, à informação e ao conhecimento;
- uso autónomo dos serviços presenciais e virtuais da biblioteca (recursos digitais, rede social, blogue, pesquisa orientada no catálogo online).

Projeto financiado pela


no âmbito da candidatura ao Apoio a Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos de Escolas com Ensino Secundário.